O Técnico em Secretariado auxilia os executivos, atende a clientes, negocia com fornecedores, além de contribuir para a administração e organização da empresa.
O Técnico em Secretariado auxilia os executivos no desempenho de suas funções de chefia, em atividades administrativas, gerenciamento das informações, serviços de escritório e organização de eventos em geral.
Ele atende a clientes; negocia com fornecedores; gerencia as informações, administra relacionamentos e conflitos internos e externos.
Também contribui no gerenciamento dos processos produtivos e na organização e registro de informações necessárias para a administração da organização, participando da elaboração de portfólios; pastas; folders; relatórios; planilhas e materiais específicos para reuniões; divulgação da organização em diferentes mídias; apresentações a clientes, visitantes, parceiros, públicos de convenções etc.
Atividades
As atividades do Técnico em Secretariado são variadas, relacionando-se com diferentes áreas. Entre elas destacam-se:
Recepcionar, atender e orientar o público interno e externo da organização.
Digitar, revisar, receber, enviar, classificar, organizar, arquivar, preservar e conservar documentos de importância para a organização, de acordo com as normas e as legislações referentes à gestão da informação.
Agendar, organizar, acompanhar a realização e registrar: compromissos dos executivos, reuniões, encontros, palestras, congressos, visitas, viagens nacionais e internacionais.
Garantir que as normas e padrões do cerimonial, da etiqueta, da ética e da boa convivência social sejam cumpridas em todas as ocasiões de tratamento com o público.
Coordenar a execução de tarefas, distribuindo-as, requisitando e controlando os materiais necessários para a sua execução, supervisionando o seu andamento, sua qualidade e seus resultados.
Participar na elaboração, execução e controle de agendas, cronogramas, planos, contratos, pesquisas de mercado e de tecnologias.
Mercado de Trabalho
A profissão é regulamentada e, no mercado de trabalho, há oportunidades em: empresas comerciais, industriais e bancárias, escritórios de profissionais liberais, órgãos públicos, organizações não governamentais e outras.